2 de março de 2012

Instituto realiza diagnóstico educacional com alunos de Guarajá-Mirim

professora Irineide Lima
com os alunos do 2º ano fundamental
da Durvalina Estilbem de Oliveira
Entre os dias 28 de fevereiro e 10 de março, a equipe do Instituto de Políticas Linguísticas (IPOL) estará em três zonas de fronteira coletando dados e informações que comporão diagnósticos sociolinguísticos para o projeto Observatório da Educação na Fronteira (OBEDF). A equipe em campo é formada pelas pesquisadoras Márcia Sagaz e Ana Sheli Altamiranda. Entre os dias 05 e 07 de março, é a vez da Escola Estadual Durvalina Estilbem de Oliveira e da Escola Municipal Floriza Bouez, em Guarajá-Mirim.

Financiado pela CAPES e contando com a parceria entre escolas em zonas fronteiriças e Universidades (UFSC e UNIR), o Observatório é composto de duas ações principais articuladas, e uma delas é a realização dos diagnósticos sociolinguísticos. Para obter as informações qualificadas, serão realizadas reuniões com pais e professores, rodas de conversa, aplicação de questionários para alunos, professores e funcionários e entrevistas com os pais, entre outras atividades.

Esses diagnósticos proporcionarão um levantamento relativo à situação das línguas e seus falantes nas cidades de Ponta Porã (MS), fronteira com o Paraguai e Guajará-Mirim (RO), fronteira com a Bolívia. A visita à Epitaciolândia (AC) acabou sendo cancelada devido às enchentes no Acre, e ainda não possui uma nova data. Uma vez que circulam nestas zonas línguas como o guarani, o espanhol e o quéchua, além do português, há a necessidade da produção de inteligibilidade sobre a circulação dessas línguas na escola, na sala de aula e sobre o perfil sociolinguístico dos alunos. Dessa maneira será possível propor a formulação de políticas que, levando em consideração o diagnóstico apresentado, juntamente com as demais ações do OBEDF, possam ser imparciais.

Os dados e informações coletados serão analisados e seus resultados confrontados com as bases de dados sobre educação disponíveis no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educaionais (INEP), tais quais:   Censo   da   Educação Básica/Educacenso, SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica, Prova Brasil, IDEB, Cadastro Nacional de Docentes e Cadastro de Instituições e Cursos.

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