Equipe

COLABORADORES INSTITUCIONAIS

Rosângela Morello
Coordenadora Geral do OBEDF
Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2001), com estágio em Doutorado Sanduíche na Université Paris VII (1997-1998). Cursou Mestrado em Linguística na Universidade Estadual de Campinas (1995), e Graduação em Licenciatura Plena em Letras: Língua e Literatura Portuguesa pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Colatina (1985). Atualmente é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordena o Projeto de Pesquisa Observatório da Educação na Fronteira (OBEDF) com apoio da CAPES (Edital 038/2010). O OBEDF é desenvolvido em parceria com pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e professores de universidades públicas federais, e professores e diretores de escolas de Ensino Fundamental na fronteira. É responsável pelo Projeto Piloto Inventário da Língua Guarani Mbyá (IPHAN/MinC/CFDD/MJ) para formulação do Inventário Nacional da Diversidade Linguística. Atua em assessorias a programas para: a formulação de políticas linguísticas e educacionais, como o Programa Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira (MERCOSUL EDUCACIONAL); a co-oficialização de línguas; a coordenação de diagnósticos e censos linguísticos; e formação docente.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1794011771814016

Marci Fileti Martins
Coordenadora do Núcleo UNIR
Possui doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestrado em Linguística (1996) e graduação em Letras (1992) pela UniversidadeFederal de Santa Catarina. Atualmente é professora da Fundação Universidade Federal de Rondônia – Campus Guajará-Mirim no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ciências da Linguagem. Tem experiência na área da Linguística, atuando principalmente com os seguintes temas: línguas indígenas (Guarani Mbyá), educação e divulgação científica. Desenvolve os seguintes projetos de pesquisas: Observatório da Educação na Fronteira (OBDEF), em parceria com pesquisadores de mais duas universidades brasileiras (com apoio da Capes); e As línguas Tupi faladas dentro e fora da Amazônia: do Vale do Guaporé à Bacia Platina (com apoio do CNPq). 
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4095743026369626 

Gilvan Müller de Oliveira
Coordenador do Núcleo UFSC
Graduou-se em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, em 1985; fez mestrado em Linguística Teórica, Filosofia e História pela Universität Konstanz, Alemanha, em 1990; doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, em 2004; e pós-doutorado, pela Universidade Autônoma Metropolitana Iztapalapa, no México. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina e, desde 2010, responde pela Diretoria Executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa – IILP. Atua na área de Política Linguística, com especial atenção à execução de projetos em promoção linguística e em apoio à pluralidade linguística. Coordena projetos na área de formação de docentes e elaboração curricular para regiões de bilinguismo e plurilinguismo, realiza pesquisa no campo da história da língua portuguesa e, como tema de pós-doutorado, escreveu sobre sua internacionalização no século XXI.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9618049727220182


PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ana Cristina Espínola Candia
Diretora da Escola Polo Municipal Ramiro Noronha – Ponta Porã (MS)

Ana Lúcia Guieiro
Professora da Escola Polo Municipal Ramiro Noronha – Ponta Porã (MS)
Possui graduação pela Faculdade Integrada de Fatima do Sul (2008). Atualmente é Professora da Escola Municipal Ramiro Noronha e bolsista da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Letras.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6306576552970595



Antonia Kelly Garcete Rodrigues
Professora da Escola Municipal Maria Ligia Borges Garcia – Ponta Porã (MS)

Antonia Maria de Oliveira Nery
Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Bela Flor – Epitaciolândia (AC)
Pós-graduada em Gestão e Planejamento Escolar pela UNOPAR e licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Atualmente é Coordenadora de Ensino na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bela Flor; e Professora de EJA na Rede Estadual de Ensino das disciplinas de: Português e Arte – Ensino Fundamental e, Filosofia e Sociologia – Ensino Médio, além de Professora Coordenadora do Projeto OBEDF na Escola Bela Flor.


Ariádne Gomes de Souza
Professora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Durvalina Estilbem De Oliveira – Guajará-Mirim (RO)
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2008) e especialização em Gestão Escolar pela Faculdade da Amazônia (2010). Atualmente é Professora do Fundação Universidade Federal de Rondônia Unir.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8889877053979509


Aurelúcia Moura dos Santos
Diretora Escola Estadual de Ensino Fundamental Durvalina Estilbem De Oliveira – Guajará-Mirim (RO)
Graduada em Letras pela Universidade Federal de Rondônia, especialista em Língua Portuguesa e Gestão Escolar. Mestra em Ciências da Linguagem/UNIR. Possui o título de Liderança em Gestão Escolar. Ganhou o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, representando o estado de Rondônia. Participou de Intercâmbio entre diretores escolares pelo International Instituto USDA Graduate School nos USA. Atualmente é servidora estatutária da Secretaria de Estado da Educação/RO, exerce a função de gestora. Participante do Projeto Observatório da Educação na Fronteira - OBEDF. Tem experiência na área da Educação - no magistério do ensino superior, médio e fundamental, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente no seguinte tema: Inclusão Social e Multiculturalismo.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6120090252950203


Elma Janete Bormann Braga
Diretora da Escola Municipal E. I. E. F. Profª Floriza Bouez – Guajará-Mirim (RO)

Esmeralda Souza Tobias
Professora da Escola Municipal E. I. E. F. Profª Floriza Bouez – Guajará-Mirim (RO)

Haideé Benites Mongez
Professora da Escola Municipal Maria Ligia Borges Garcia – Ponta Porã (MS)
Formada em Normal Superior pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); e habilitada para o Magistério- Educação Infantil e Séries Iniciais. Lecionou Língua Portuguesa em Escola no Paraguai. Atualmente ministra aulas no 2º ano da Escola Maria Lígia Borges Garcia.

Jhonier Kellyn Thomaz Lima
Professora da Escola Municipal Bela Flor – Epitaciolândia (AC)
Formada em Magistério e em Economia. Atualmente é Professora de Ensino Infantil na Escola Sebastião Brandão e Professora Observadora do Projeto OBEDF na Escola Bela Flor.


Margarida Mitsue Ueno
Professora da Escola Municipal Bela Flor – Epitaciolândia (AC)
Formada em Magistério, Licenciatura Plena em Letras e Pós-Graduação (Latu Sensu) em Metodologia Do Ensino Superior. É professora da Rede Municipal de Ensino Fundamental na cidade de Epitaciolândia (AC) e tua há três anos como Professora-Alfabetizadora nas séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Bela Flor.


Maria Erineuda de Oliveira Ferreira
Diretora da Escola Municipal Maria Ligia Borges Garcia – Ponta Porã (MS)
Pós-Graduada em Metodologia e Didática do Ensino Superior; licenciada em Pedagogia e Ciências Contábeis; e habilitada para o magistério da Educação Infantil e Séries Iniciais. Trabalhou na SEME como técnica de Educação Infantil; exerceu a função de diretora do CEINF Joana Ferreira Franco de Barrios; e ministrou aulas para Educação Infantil até o ensino médio. Concursada como Coordenadora Pedagógica, atualmente exerce a função de diretora da Escola Maria Lígia Borges Garcia.

Maria Íris dos Santos Araujo
Professora da Escola Municipal E. I. E. F. Profª Floriza Bouez – Guajará-Mirim (RO)

Rosimar dos Santos Alves
Professora da Escola Polo Municipal Ramiro Noronha – Ponta Porã (MS)
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Ponta Porã (1996). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2165117490601485


Sandra Lima Karantino
Professora da Estadual de Ensino Fundamental Durvalina Estilbem De Oliveira –
Guajará-Mirim (RO)
Possui graduação em Pedagogia - Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Rondônia (2004) . Atualmente é professora da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em PEDAGOGIA. 01/08/2012
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1254411638587041



ACADÊMICOS

Ágatha Morigi Schmitz 
Bolsista de graduação
Graduanda do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4971624455516960

Ana Paula Seiffert
Bolsista de doutorado
Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2006), mestre em Linguística (bolsista CNPq - 2008) pela UFSC na área de Política Linguística. Doutoranda do programa de pós-graduação em Linguística da UFSC também na área de Política Linguística, sob orientação do Professor Gilvan Müller de Oliveira. Pesquisadora do IPOL Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística, do subprojeto Observatório Linguístico da Educação Escolar Indígena no Território Etnoeducacional Leste (CAPES) e do Observatório da Educação na Fronteira (CAPES).
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1592644783169665

Ana Sheli Trentin Altamiranda
Bolsista de graduação

Graduanda do Curso de Letras Língua Espanhola e Literaturas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é estagiária de monitoria em EaD na Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental e EJA no município de Balneário Piçarras pelo IPOL - Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística e participa do Projeto Observatório de Educação na Fronteira (OBEDF) como bolsista de Iniciação Científica.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1848061732922717

Aristókles Pantoja Vargas
Bolsista de graduação
Fui agraciado com uma bolsa de Iniciação Científica pelo Projeto de Pesquisa Observatório da Educação na Fronteira com o título de subprojeto: Circulação de Línguas nos Meios de Comunicação em Guajará-Mirim - Brasil, orientado pela Dra. Marci Fileti Martins, Ms. Janine Félix da Silva e Ms. Auxiliadora dos Santos Pinto. Estou cursando o Curso de Letras (2009 - 2012) pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - Unir no período vespertino e o Curso de Administração (2010 - 2015) pelo período noturno. Faço parte do Grupo de Estudos Linguísticos Multidisciplinar (GELIM) e do Projeto de Extensão Linguagem em Ação, associado ao Centro de Pesquisa Linguística da Amazônia - CEPLA. 
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8903109742345685

Gerry Salvaterra Lara
Bolsista de mestrado
Possui graduação em Pedagogia e Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (2001) e (2009), está cursando Mestrado em Ciência da Linguagem com início no ano de 2010. Atualmente é professor da Escola Casimiro de Abreu. Atua principalmente nos seguintes temas: participação e democratização. 
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1208602771555221

Giovanni Scoz Girardi
Bolsista de Graduação
Graduando do curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
Endereço na rede: http://www.behance.net/giovanni_girardi


Isis Ribeiro Berger
Bolsista de doutorado
Licenciada e Bacharel em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004); Especialista em Administração, Supervisão e Orientação Escolar; e Mestre em Letras pela Unioeste. É também Professora Assistente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE Campus Foz desde 2006. Doutoranda da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC desde 2011, onde desenvolve pesquisa na área de política linguística. Temas de interesse: ELT - aspectos políticos na formação de professores de língua inglesa e Sociolinguística (atitudes e políticas linguísticas).
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3677446191260767


José Artur Brambilla Junior
Bolsista de graduação

Graduando do curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1455848625093365


María Lorena Caicedo Navas
Bolsista de graduação
Graduanda do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Técnicas de Registro e Processamento de Filmes.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3735196061214057


Márcia Regina Pereira Sagaz
Bolsista de mestrado

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, e Gestão de Projetos em Política Linguística.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8481089504713927


Naissara Daniela Fonceca Trombetta
Bolsista de mestrado

Professora de Língua Inglesa e Portuguesa para os Ensinos: Fundamental e Médio. Especialista em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino Interdisciplinar pela Faculdade Dom Bosco de Ubiratã - PR (2007). Atualmente participa do Programa de Pós Graduação de Mídias em Educação pela Universidade Aberta do Brasil - UAB em parceria com a Universidade Federal Rio Grande - Rio Grande - RS. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2898390718213115


Plácida Farias da Silva
Bolsista de graduação
 

Bolsista de Iniciação Científica pelo Projeto de Pesquisa Observatório da Educação na Fronteira juntamente com Aristókles Pantoja Vargas representando a Graduação de Letras da Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Guajará- Mirim, com o título do sub projeto: Circulação de Línguas nos Meios de Comunicação em Guayaramerin-Beni Bolívia, orientado pela Dra. Marci Fileti Martins, Ms. Auxiliadora dos Santos Pinto Ms.Janine Félix da Silva. Estou cursando o Curso de Letras (2009 - 2012) pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - Unir no período Vespertino. Faço parte do Grupo de Estudos Linguísticos Multidisciplinar (GELIM) e do Projeto de Extensão Linguagem em Ação, associado ao Centro de Pesquisa Linguística da Amazônia - CEPLA.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5272167403744488


Ricardo Ariel Bilck
Bolsista de graduação
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atua em consultoria ambiental, Mapeamento/Geoprocessamento e como coordenador de estudos em meio ambiente. Tem experiência na área de Geociências: em Estudos para Licenciamentos de empreendimentos e Planos de Manejo para Unidades de Conservação; em Mapeamentos e Geoprocessamento digital. Atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Ambientais para licenciamentos e Unidades de Conservação, Geocartografia e Cartografia Temática.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6858516476718567


Rosenilda Nunes Padilha
Bolsista de mestrado
Discente do curso de Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade Federal de Rondônia do Campus de Guarajá-Mirim (RO).

Thais Silveira Campos
Bolsista de graduação

Possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio de Sá (2010). Está cursando a quinta fase do curso de  Letras – Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na área de webmarketing, com geração de conteúdo para redes sociais, construção de blogs, planejamento de estratégias para comunicação online e prestando consultoria para construção de sites e blogs.
Endereço na rede: http://thaiscampos.webs.com/



COLABORADORES

Claudia Leal Estevão Brites Ramos
Pesquisadora
Bacharel do curso de Letras-Português e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2011/1), possui experiência como design instrucional e revisora textual com ênfase na produção de materiais didáticos para a modalidade de Ensino a Distância (EaD). Atualmente, desenvolve pesquisa sobre educação/fronteira/plurilinguismo no Projeto Observatório da Educação na Fronteira.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1292928955194925


Guadelupe Teresinha Bertussi
Coordenadora dos projetos de pesquisa Anuário Educativo Mexicano e Anuário Educativo Brasileiro
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Sociologia pela Universidade Nacional Auonoma do Mexico (1981) e doutorado em Ciências Políticas Sociais pela Universidade Nacional Auonoma do Mexico (1999). Atualmente é professora titular da Universidade Nacional Autônoma do Mexico, professora visitante na Universidade Federal de Santa Catarina e Pesquisadora do Sistema Nacional de Investigadores, do México, sendo responsável pelo desenvolvimento do projeto de pesquisa Anuário Educativo Mexicano e Anuário Educativo Brasileiro.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9641312473752602



Peter Lorenzo
Cineasta

Formado em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Paraná (1981), é especialista em fotografia de cinema. Seu primeiro filme é Engraxando, de 1977. Participou ativamente do movimento cineclubístico em Curitiba durante o fim da década de 70 e é fundador do  Grupo Experimental Primeiro Plano com Ruy Vezzaro e Fernando Severo. É o responsável pela fotografia do filme Aluminosa espera do apocalipse, realizado pelo grupo em 1979, que recebe diversos prêmios e é considerado um trabalho emblemático do grupo. Ao longo das décadas de 80 e 90, fez câmera e fotografia de vários trabalhos em 16mm, 35mm e vídeo, além de still e fotografia de comerciais. Pela fotografia de Desterro, 1992, de Eduardo Paredes, recebeu o Kikito no Festival de Gramado. Foi responsável pela implantação e reconhecimento do curso de cinema e vídeo da Universidade do Sul de Santa Catarina. Vive em Florianópolis.
Endereço na rede: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia/cinema/index.cfm?fuseaction=Detalhe&CD_Verbete=5288


Vanessa de Luca Bortolato
Design
Graduanda do curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Possui experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Design.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4576923561502041
Endereço na rede: http://vanessadeluca.blogspot.com.br/