31 de outubro de 2012

Bolsista Ana Sheli T. Altamiranda apresenta artigo no X CELSUL

Nos dias 24, 25 e 26 de outubro ocorreu o X CELSUL, evento organizado para divulgar estudos teóricos aplicados na América do Sul, enfatizando a zona meridional do continente.

A bolsista Ana Sheli Trentin Altamiranda participou do GT29 - Plurilinguísmo e Contatos Linguísticos com o trabalho "A relação com as línguas na fronteira Brasil-Paraguai, a partir de duas escolas em Ponta-Porá (MS)", escrito juntamente com Márcia Regina Pereira Sagaz, também bolsista do OBEDF, e orientado pelo Professor Gilvan Müller de Oliveira (UFSC).

Segue o resumo:

O Presente trabalho discorre sobre a circulação das línguas na zona de fronteira Brasil- Paraguai a partir de dois diagnósticos sociolinguísticos realizados pelo IPOL, Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística, no âmbito do Projeto Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira/PEIBF, implementado pelos Ministérios da Educação do Brasil e do Paraguai (2008) e Observatório da Educação na Fronteira /OBEDF(2012), um projeto da CAPES. Com este trabalho se pretende responder à questão: Como se dá a circulação das línguas em duas escolas de Ponta Porã (MS), fronteira com o Paraguai? Como etapa de planificação de ambos os projetos foram coletados dados e informações sobre as línguas e sobre a relação de duas escolas de Ensino Fundamental com as línguas daquela zona de fronteira, na cidade de Ponta Porã-MS. Estes dados e informações proporcionam inteligibilidade sobre as relações linguísticas e, em certa medida, culturais, que são travadas naquele contexto. A partir da leitura dos diagnósticos produziu-se reflexões sobre a presença e sobre o ocultamento das línguas assim como indicadores para planificação linguística nas escolas.
Palavras-chave: fronteira; educação bilíngue; bilinguismo.

O Grupo Temático 29 ocorreu no dia 26 e foi coordenado por Cristiane Horst (UFFS), Sanimar Busse (UNIOESTE) e Cléo V. Altenhofen (UFRGS).

Também estiveram presentes no evento as bolsistas Ana Paula Seiffert e Naissara Daniela F. Trombetta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário