19 de outubro de 2012

Projeto Bilíngue

Texto escrito pela professora Antonia Kelly, na Escola Municipal Maria Lígia Borges Garcia, em Ponta Porã (MS), onde fala um pouco sobre o projeto OBEDF e sua experiência.
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Orgulhosamente, gostaria de comentar com vocês que estou participando de um Projeto intitulado: Observatório da Educação na Fronteira OBEDF/2010 – n. 2107, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – Brasil, do qual sou bolsista, na modalidade professor da escola básica, credenciada pela Escola Municipal Maria Lígia Borges Garcia, Ponta Porã (MS), para o desenvolvimento de pesquisa sobre ensino-aprendizagem das e nas línguas de Fronteira nas séries iniciais do Ensino Fundamental.  

Na escola em que trabalho também participam do Projeto a Professora Haidee Benites Mongez e a Professora-Coordenadora do Projeto na escola, a Diretora Maria Erineuda Oliveira Ferreira.

Outra escola de Ponta Porã que também participa desse Projeto é a Escola Pólo Municipal Ramiro Noronha com as Professoras Ana Lúcia Guieiro e Rosimar dos Santos Alves e a Diretora Ana Cristina Espinola Candia.

Como Coordenadora Institucional, temos Rosângela Morello, Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2001), com estágio em Doutorado Sanduíche na Université Paris VII (1997-1998), Mestrado em Linguística na Universidade Estadual de Campinas (1995), e Graduação em Licenciatura Plena em Letras: Língua e Literatura Portuguesa pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Colatina (1985). Atualmente, desenvolve o Projeto de Pesquisa Observatório da Educação na Fronteira (OBEDF) em parceria com pesquisadores (graduandos, mestrandos e doutorandos) de três universidades brasileiras (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Universidade Federal do Acre – UFAC e Universidade Federal de Rondonia – Unir) e com professores da educação básica de seis escolas de Ensino Fundamental da região de fronteira: além das escolas anteriormente citadas localizadas em Ponta Porã, participam do Projeto a Escola Bela Flor localizada no município de Epitaciolândia (Acre); e a Escola Durvalina Estilbem e a Escola Floriza Bouez, ambas no município de Guajará Mirim (Rondonia). É responsável pelo Projeto Piloto Inventário da Língua Guarani Mbyá (IPHAN/MinC/CFDD/MJ) para formulação do Inventário Nacional da Diversidade Linguistica. E atua no IPOL - Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Politica Linguistica, em assessorias para a formulação de políticas linguísticas e educacionais, dentre as quais, para o Programa Escolas Interculturais Bilingues de Fronteira (MERCOSUL EDUCACIONAL); para a co-oficialização de línguas; e para a formação docente em instituições governamentais. (texto informado pelo autor)

Está sendo um grande desafio fazer parte desse Projeto. Orgulho, Dedicação, Estudo e Pesquisa são nossas palavras-chave nesse momento!Obrigada a Equipe CAPES pela oportunidade de crescimento pessoal e profissional!

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O texto também pode ser encontrado no blog da professora Antonia: Aprender Brincando Pedagogicamente

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