29 de outubro de 2012

Qualificação de Mestrado da Bolsista Márcia Regina Pereira Sagaz

Ocorreu no último dia 22 a qualificação da dissertação de mestrado da bolsista Márcia Regina Pereira Sagaz, que cursa o programa de pós-graduação em Linguística da UFSC. Com o título "Projeto Escolas (Interculturais) Bilíngues de Fronteira: Implementação em Dionísio Cerqueira (SC)", o projeto foi avaliado pelos professores Eliana Sturza da UFSM e Nicanor Rebolledo Recendiz da Universidad Pedagógica Nacional (México).
Resumo: 
Esta dissertação analisa o desenvolvimento do Projeto Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira (PEIBF) implementado pelo Governo Federal brasileiro em parceira com o Ministério de Educação da Argentina. Este trabalho busca construir um histórico do PEIBF, assim como construir inteligibilidade sobre o planejamento linguístico do PEIBF e a implementação das ações propostas. Assim, visa demonstrar como está o funcionamento da política pública vigente para zonas de fronteira, no âmbito do Mercosul, no que diz respeito à promoção da integração sul-americana e através do ensino bilíngue e intercultural, tomando como referência uma zona de fronteira entre Brasil/Argentina, especificamente a zona de Dionísio Cerqueira, Estado de Santa Catarina-Brasil e Bernardo de Irigoyen, Província de Missiones-Argentina. A presente pesquisa objetivou reconstruir o percurso do PEIBF; identificar as propostas de planificação linguística para o PEIBF; e compreender a implementação das propostas. A metodologia utilizada para alcançar o objetivo proposto é, sobretudo, a investigação de acontecimentos, processos e instituições através de análise documental.

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