2 de fevereiro de 2013

Os dois lados da fronteira: crônicas de uma guerra anunciada retrata a guerra em Gaza

Fonte: Canal Futura

Quando apenas dois quilômetros separam povos com ideologias e valores opostos, esta, certamente será uma zona de conflito. Este é o tema do documentário Crônicas de uma Guerra Anunciada, exibido no canal de televisão Futura no último dia 31, o cotidiano de pessoas comuns que vivem na fronteira de Gaza, no meio de uma disputa sem fim.

Duas equipes, ao final de 2008, instalaram-se em Gaza e em Sderot a fim de acompanhar a rotina de crianças, mulheres e homens das duas cidades, apenas dois quilômetros distantes uma da outra, mas seguradas por uma fronteira difícil de atravessar, seja física ou ideologicamente.

O conflito entre palestinos e israelenses tem razões complexas e históricas, que remontam aos tempos da Antiguidade Oriental, quando diferentes comunidades disputavam a região da Palestina, por volta de  3500 a.C. No século XIX, o Imperialismo agravou ainda mais o problema em razão do apoio bélico que as grandes potências forneceram a Israel, de um lado, e a Palestina, de outro. As diferenças religiosas, quando elevadas ao nível do fanatismo e somadas a interesses políticos, tornam a resolução pacífica entre as nações cada vez mais distantes.

Muitas diferenças separam os palestinos e os israelenses, mas estes dois povos têm, também, muito em comum. Nos dois lados da fronteira a luta é pela sobrevivência. Bombardeios assolam as famílias e, seja em qual lado for, inocentes morrem por razões pouco compreendidas. Mas dia após dia, independente de qual  lado da fronteira, a vida continua.


Nenhum comentário:

Postar um comentário