25 de março de 2013

Grupos de Estudos da UNIPAMPA e UFRGS interagem na Tríplice Fronteira


Fonte: Unipampa

Da esquerda para direita:
Prefeito de Barra do Quaraí, Iad Sholi,
o alcalde de Bella Unión, William Cresseri,
e o intendente de Monte Caseros,
Eduardo Leonel Galantini
Entre os dias 14 e 17 de março, professores e alunos da graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estiveram na região da Tríplice Fronteira das cidades Barra do Quaraí (RS), Bella Unión, do departamento de Artigas (Uruguai) e Monte Caseros, da província de Corrientes (Argentina) para uma visita dos grupos de estudos das respectivas instituições com o poder público e sociedade locais.

Os trabalhos foram conduzidos pelo coordenador do Grupo de Estudos Integração Econômica Binacional e Desenvolvimento Social em Regiões de Fronteiras (GEIEB), professor Avelar Fortunato, da UNIPAMPA; pela professora Adriana Dorfman, da UFRGS, que faz um levantamento das condições dos órgãos de segurança pública nas fronteiras com Argentina e Uruguai; e pelo assessor da Prefeitura Municipal de Barra do Quarai e aluno de pós-graduação da UNIPAMPA, Hamilton Santos Rodrigues.

Com a visita, os grupos tiveram a oportunidade de apresentar resultados de estudos em regiões de fronteiras, verificar in loco os objetos pesquisados, levantar dados de estudos em andamento e ouvir lideranças públicas e da sociedade civil com o objetivo de levantar demandas que com convergência e sinergia estimulem a integração econômica e o desenvolvimento social na Tríplice Fronteira mais austral da América do Sul. Durante a estada dos pesquisadores na região transfronteiriça, diversos atividades e encontros aconteceram para consolidar a interação.

No dia 15, membros do GEIEB apresentaram estudos concluídos e em andamento a respeito de desenvolvimento em regiões de fronteiras no Centro de Eventos da E.M.E.F. 22 de Outubro, na cidade de Barra do Quaraí. No mesmo dia, deslocaram-se para a cidade uruguaia de Bella Unión para visitar o hospital da cidade, um órgão da Administracion de los Servícios de Salud Del Estado (ASSE), onde foram recebidos pelo diretor, Dr. Marcos García Artave. Por uma iniciativa pioneira da Prefeitura de Barra do Quarai, o Hospital de Bella Unión presta serviços médicos-hospitalares aos moradores da cidade gaúcha. Em seguida o grupo se dirigiu para o Concejo Municipal onde foram recebidos pelos concejales (vereadores) Juan Paroli, Luis López, e Ruben Prats.

A delegação foi recebida em Monte Caseros no dia 16 e, pela primeira vez, em função deste evento transfronteiriço, reuniram-se o prefeito de Barra do Quaraí, Iad Sholi,  o alcalde de Bella Unión, William Cresseri, e o intendente de Monte Caseros, Eduardo Leonel Galantini. Durante a visita, os alunos do Curso de Desenvolvimento em Regiões de Fronteiras da UNIPAMPA palestraram sobre temas pesquisados e relacionados ao contexto fronteiriço. O acadêmico Mario Luiz Oliveira palestrou sobre as vantagens da chamada Lei de Fronteiras, enquanto Hamilton Santos Rodrigues abordou os acordos e tratados que possibilitaram o contrato de prestação de serviços médicos-hospitalares binacional. O graduando de Gestão Pública Horácio Dávila Rodriguez falou sobre os avanços ocorridos nas regiões de fronteira Brasil & Uruguai, através de ações do Ministério de Desarrollo Social del Uruguay (MIDES).

Nenhum comentário:

Postar um comentário