1 de novembro de 2013

Projeto escola (interculturais) bilíngues de fronteira: análise de uma ação político linguística

Márcia Regina Pereira Sagaz

Márcia Regina Pereira Sagaz, bolsista do OBEDF, defendeu dia 26 de agosto/2013 na Universidade Federal de Santa Catarina dissertação de mestrado intitulada "Projeto Escolas (Interculturais) Bilíngues de Fronteira: análise de uma ação político linguística", sob orientação do prof. Gilvan Müller de Oliveira e co-orientação da Profa. Rosângela Morello.

Gênero: Tese de defesa
Resumo: Esta dissertação analisa a implantação do Projeto Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira (PEIBF) implementado pelo Ministério da Educação brasileiro em parceira com o Ministério de Educação da Argentina. A presente pesquisa reconstruiu o percurso do PEIBF, incluindo seus antecedentes; buscou identificar as propostas de planificação linguística para o PEIBF e compreender a implementação das propostas. Com isso visou demonstrar como foi realizada a implantação de uma política linguística através de uma política pública educacional para zonas de fronteira de Estados nação, via ensino bilíngue e intercultural, e tendo como pano de fundo a promoção da integração de países sul americanos. Focalizamos o período entre 2004 e 2010 e tomamos como referência uma zona de fronteira entre Brasil/Argentina, especificamente Dionísio Cerqueira, Estado de Santa Catarina-Brasil e Bernardo de Irigoyen, Província de Misiones-Argentina.

Tese Completa:

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