Uma história que teve início em novembro de 1956 e se
oficializou com a inauguração da Ponte Internacional da Amizade, em março de
1965.
Diferente do objetivo atual, de acordo com o Departamento Nacional
de Infraestrutura DNIT, a ponte da amizade foi construída estrategicamente pensando em um risco de guerra na América do Sul. Inicialmente a ideia não era que fosse construída apenas uma
ponte, mas que fosse uma rodovia de ligação dos países da América Latina. Neste
contexto a questão econômica já despontava como foco principal num momento
importante da história brasileira, o Brasil queria ampliar seu comércio, em
especial, com o Paraguai, Bolívia, Peru e a Argentina.
Toda
a estrutura do local e seu formato em forma de arco foram intencionais. Para
que a navegação não fosse prejudicada foi feito um vão livre sustentado por um
gigantesco arco de concreto. Registros revelam que a armação de ferro veio de
Volta Redonda, da Companhia Siderúrgica Nacional. Esta semana, estiveram
visitando a principal via de ligação entre os países, técnicos e engenheiros do
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) de Brasília e do
Paraná.
O objetivo é analisar o projeto de reforma e revitalização da
Ponte Internacional da Amizade, elaborado pelo Conselho de Desenvolvimento
Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz). Entre as várias ações previstas
estão, barras de proteção, cobertura na passarela de pedestres, recapeamento
asfáltico e uma nova iluminação com mais segurança. O custo da reforma da Ponte
da Amizade é estimado em R$ 10 milhões.
Fonte. Guia Medianeira.
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