Núcleo Estadual da Faixa de Fronteira discute malha viária e educação, em São Lourenço do Oeste
Reunião anual do Núcleo Estadual da Faixa de Fronteira
Aconteceu nesta segunda-feira, 19/05, a segunda reunião anual do Núcleo Estadual da Faixa de Fronteira. O encontro ocorreu no Centro de Eventos, em São Lourenço do Oeste, onde os representantes do Núcleo debateram sobre as malhas rodoviárias estaduais e federais. Eles ainda conheceram o projeto de educação da Udesc focada no desenvolvimento regional. Os trabalhos foram conduzidos pelo Secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores.
Na oportunidade, o superintendente do DNIT no Estado, Vissilar Pretto, falou sobre as rodovias federais na região da fronteira de Santa Catarina. Além disso, o superintendente do Departamento de Infraestrutura (Deinfra), na região do Extremo-Oeste, Alcedir Casagrande, relatou sobre a malha viária estadual.
O tema infraestrutura e logística está entre as oito prioridades definidas pelo grupo no Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço de Santa Catarina (PDIF/SC), elaborado por 300 representantes de 60 instituições dos setores público e privado, instituições de ensino superior e pesquisa e entidades representativas da sociedade civil organizada sob a coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento, com apoio do Sebrae.
Outros assuntos em pauta na reunião foram “A criação da frente parlamentar mista para o desenvolvimento da Faixa de Fronteira”, com exposição do deputado Celso Maldaner e “O Papel da UDESC no desenvolvimento da região da Faixa de Fronteira Catarinense”, apresentado pelo vice-reitor da Udesc, Marcos Tomazi. No encontro, também foi votado e aprovado o Regimento Interno do Núcleo Estadual da Faixa de Fronteira.
O Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina foi instalado em agosto de 2013 com o objetivo de coordenar ações e proposição de medidas que visem ao desenvolvimento de iniciativas e a implementação de políticas públicas para a região fronteiriça. É coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento.
O encontro contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Regional de Concórdia, Paulo Pastore, o diretor geral da SDR de Seara, Ademar Petry, além de secretários regionais da região Oeste e lideranças. A próxima reunião do NFSC está prevista para o mês de agosto e deve ser realizada em Quilombo.
Fonte: O Tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário