14 de março de 2013

Estatuto permitirá entrada e saída na fronteira do Amapá com a Guiana Francesa

Fonte: Corrêa Neto

Um das principais reinvindicações dos catraieiros de Oiapoque foi atendida logo no primeiro dia da VIII Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil/França (CMT). Agora, a França vai permitir que a entrada e saída de Saint-Georges ocorram tanto pela ponte binacional, como via fluvial, como ocorre há vários anos.

A princípio, tão logo fosse inaugurada a ponte, os catraieiros ficariam proibidos de fazer o desembarque de passageiros em Saint-Georges, cidade que faz fronteira com Oiapoque. Os problemas sociais que isso acarretaria foram debatidos em novembro de 2011, quando ocorreu, em Macapá, a VII Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil/França.

Essas e outras situações farão parte do Estatuto Transfronteiriço, que ainda este ano deve ser aprovado pelos governos brasileiro e francês. O governador Camilo Capiberibe comemorou esse resultado, fruto do trabalho conjunto entre os técnicos dos dois países.

“Tenho convicção de que manter os pontos de embarque é garantir a inclusão dos catraieiros e ao mesmo tempo facilitar a vida das pessoas que moram na fronteira e que sempre usaram a catraia como meio de transporte”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário