12 de novembro de 2013

Escolas de Fronteira é ampliado para os demais países do Mercosul

O Projeto Escolas Bilíngues de Fronteira será ampliado para os demais países do Mercosul. A ampliação foi definida durante a XXXI Reunião de Ministros da Educação do Mercosul, em Belo Horizonte. A iniciativa promove a integração do Mercosul Educacional com a implementação da educação bilíngue no ensino fundamental voltado para alunos de escolas públicas. Em março, será realizada uma reunião técnica para elaboração deste projeto.
Inicialmente, o projeto envolvia as escolas na região de fronteira do Brasil com a Argentina. Com a ampliação, as escolas e os Ministérios da Educação dos países integrantes do Mercosul Educacional terão a oportunidade de vivenciar a integração de culturas diferentes a partir do aprendizado do idioma do país vizinho.


No âmbito da Educação Básica, os Ministros da Educação anunciaram ainda a criação de um comitê para discutir a produção de materiais didáticos sobre direitos humanos no Mercosul Educacional. A medida atende ao primeiro objetivo colocado no Plano de Ação 2006-2010 que pretende contribuir com a integração regional dos países estabelecendo e executando políticas educativas que promovam uma cidadania regional, uma cultura de paz e o respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.
As concepções iniciais e experiências vividas pelo escolas participantes no período de 2005 para apresentar o programa. Foi desenvolvido para a partir da descrição do que está acontecendo nas fronteiras entre os países, das variadas e ricas narrativas, relatos, registros e observações.
Fonte: Mercosul

Nenhum comentário:

Postar um comentário