18 de novembro de 2013

Ministério desenvolve novo mapa do turismo em Santa Catarina

Caminhos da Fronteira é a 10ª região do estado a figurar no mapa.
Estado aposta em 132 municípios turísticos em 10 regiões. 

 Até o final de 2013 Santa Catarina terá um novo mapa das regiões turísticas. Desenvolvido pelo Ministério do Turismo, o estado terá 132 municípios agrupados em 10 regiões. Entre elas, a região do Caminhos da Fronteira, recém incluída e formada por cidades que fazem fronteira com a Argentina.

 Um novo mapa do turismo está sendo desenhado por todos os estados brasileiros. Ele vai apontar os destinos consagrados e também destinos que devem despontar nos próximos anos.

  As 10 regiões turísticas de Santa Catarina são Caminhos da Fronteira, Caminho dos Cânions, Caminho dos Príncipes; Costa Verde & Mar; Grande Florianópolis; Grande Oeste; Encantos do Sul; Serra Catarinense; Vale do Contestado e Vale Europeu. Além das regiões catarinenses já consagradas pelo turismo, como as praias do litoral, o estado apostas em roteiros diferenciados, como por exemplo, a Serra Catarinense, onde são registradas as temperaturas mais baixas do país durante o inverno.

(Marco das três fronteiras na cidade de Dionísio Cerqueira)


No mapa anterior de Santa Catarina, publicado há quatro anos, os 293 municípios catarinenses estavam distribuídos em nove regiões. Desta vez, a nova região, 'Caminhos da Fronteira', estão incluídos os municípios de Anchieta; Descanso, Dionísio Cerqueira; Guaraciaba; Itapiranga; Palma Sala; São João do Oeste; São José do Cedro e São Miguel do Oeste. Já a região 'Grande Oeste', onde estavam incluídos 75 cidades, a prioridade agora é para cinco municípios, com: Águas de Chapecó; Chapecó; Palmitos; Quilombo e São Carlos.

O secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Valdir Walendowsky, explica que a décima região foi uma solicitação recomendada pelos municípios do Oeste, em função da geografia e distância, e que a alteração foi referendada pelo Conselho Estadual de Turismo.


“O mapa da regionalização orienta a atuação de políticas e investimentos do MTur pelo país”, diz Vinicius Lummertz, secretário nacional de Políticas de Turismo. Lummertz lembra ainda que em SC o turismo responde por 12,5% do PIB, um dos maiores entre os estados brasileiros.

Os números preliminares do novo mapa brasileiro mostram 3.357 cidades cadastradas e 302 regiões turísticas. O processo de reorganização dos municípios segue as diretrizes do Programa Nacional de Regionalização do Turismo e priorizam a gestão descentralizada, os investimentos em qualificação profissional e infraestrutura.


Assim que o novo mapa for concluído, o MTur classificará o nível de desenvolvimento, que varia de 1 a 4, de cada uma das regiões turísticas e definirá as necessidades de investimento de cada localidade. Alguns estados têm reduzido a quantidade de municípios para poder trabalhar melhor as suas regiões.

fonte:  http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/11/ministerio-desenvolve-novo-mapa-do-turismo-em-santa-catarina.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário