18 de novembro de 2013

Festival Internacional Pachamama de cinema começa segunda (18) no AC

Festival faz homenagem aos 50 anos de Zé do Caixão
Ao todo, serão exibidos 50 filmes durante o evento.

 O 4º Festival Internacional Pachamama - Cinema de Fronteira começa nesta segunda-feira (18) com abertura oficial no Cine Teatro Recreio e vai até o dia 24 de novembro. Ao todo, serão exibidos 50 filmes e realizadas atividades no Cine Recreio, Biblioteca Pública e da Floresta, Universidade Federal do Acre e bairros da capital em exibições comunitárias.

 Este ano, além da tradicional exibição de filmes da tríplice fronteira, filmes chilenos foram inseridos na grade da programação, pela parceria com o Festival de Valdivia (Chile), e Mirada do Mundo - Foco Lois Patiño (Espanha) chegando ao posto de evento internacional.

 Alguns filmes como o mexicano Heli, que foi premiado como melhor direção em Cannes, serão lançados no Brasil no Pachamama. Mesmo enriquecendo a grade, o Pacha continua sendo vitrine dos filmes produzidos no Acre. Como foi o caso de Awara Nane Putane, do Sérgio de Carvalho, e O mergulho, de Silvio Margarido, em 2012.


Para 2013, traz o filme Cestaria, Cerâmica e outras mais de Gilson Siã; O grito do Mapinguary, de Clenilson Batista; A poética amazônica de Ivan Campos, de Danilo de S'Acre; Me conta uma história?, do Ítalo Rocha e Marcelo Zuza, além do filme O Acre existe, que será lançado junto com o livro de mesmo nome, uma produção de Raoni Gruber, Bruno Graziano,Paulo Junior,Milton Leal.

O Pachamama oferece ao público ainda a homenagem aos 50 anos de Zé do Caixão, ícone da produção cinematográfica independente no país e um pioneiro no estilo. A Mostra Zé do Caixão estará em Rio Branco para palestra e debate na quinta-feira (21). A programação completa pode ser conferida no site do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário