Instrumentista gaúcho, reconhecidamente um dos melhores
do país, toca com os músicos regidos por Leandro Carvalho
do país, toca com os músicos regidos por Leandro Carvalho
O repertório de março, que vai virar disco após os concertos -- quando a orquestra entra em estúdio junto com Yamandu Costa, dando sequência à série de gravações com os mais destacados artistas brasileiros --, exibe peças de Herminio Gimenez, José Asunción Flores, Astor Piazzolla e do próprio Yamandu. Os concertos têm início com “El canto de mi selva”, criada por Hermínio Gimenez na região de Concepción, no Paraguai, quando servia como soldado na Guerra do Chaco.
De
José Asunción Flores, a orquestra exibe “Mburikao” (nome de um arroio
na região da Recoleta, em Buenos Aires). Flores disse certa vez que se
inspirou em um anúncio que teve durante um sonho, depois de uma noite de
boemia. “Adormeci e sonhei que estava em meio a um bosque onde as
plantas, os animais e o homem viviam em harmonia”, declarou Flores sobre
Mburikao.
Hermínio Gimenez e José Asunción Flores foram dois dos mais importantes compositores latino americanos de todos os tempos. Criaram uma linguagem própria, embasada na cultura popular da região central da América do Sul.
Tiveram suas orquestras e nela incluíram instrumentos de cordas dedilhadas dando início ao conceito de “orquestra típica”. Navegaram pela música popular e erudita com igual competência e terminaram por criar uma “zona criativa” de difícil classificação.
Seguindo esta viagem pelo universo da música de fronteira, a Orquestra do Estado de Mato Grosso convidou o grande virtuose do violão Yamandu Costa para compor e tocar uma nova peça em que revisitasse seu universo musical de origem. Assim nasceu o “Concerto de Fronteira”, em três movimentos, em que o solista apresenta a riqueza melódica e rítmica do sul do Brasil. Faz parte ainda do concerto as peças “Decarissimo”, de Astor Piazzolla, “BachBaridade”, Sarará e “Segredos da Vivência”, do próprio Yamandu, todas com novas adaptações que incluem a viola de cocho e a percussão regional. (Com Assessoria).
Hermínio Gimenez e José Asunción Flores foram dois dos mais importantes compositores latino americanos de todos os tempos. Criaram uma linguagem própria, embasada na cultura popular da região central da América do Sul.
Tiveram suas orquestras e nela incluíram instrumentos de cordas dedilhadas dando início ao conceito de “orquestra típica”. Navegaram pela música popular e erudita com igual competência e terminaram por criar uma “zona criativa” de difícil classificação.
Seguindo esta viagem pelo universo da música de fronteira, a Orquestra do Estado de Mato Grosso convidou o grande virtuose do violão Yamandu Costa para compor e tocar uma nova peça em que revisitasse seu universo musical de origem. Assim nasceu o “Concerto de Fronteira”, em três movimentos, em que o solista apresenta a riqueza melódica e rítmica do sul do Brasil. Faz parte ainda do concerto as peças “Decarissimo”, de Astor Piazzolla, “BachBaridade”, Sarará e “Segredos da Vivência”, do próprio Yamandu, todas com novas adaptações que incluem a viola de cocho e a percussão regional. (Com Assessoria).
Fonte: Diário de Cuiabá .
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